Experiência e Respeito pelo Paciente

Dr. Sidney possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1988) e residência médica em Clínica Médica e Anestesiologia com especialização em Clínica de Dor na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Presidente do Comitê de Cuidados Paliativos e médico da Clínica de Dor do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) e médico anestesiologista do Hospital Municipal Miguel Couto (HMMC). Foi o responsável pela organização e prestação de toda a assistência médica aos atletas e público nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Dr. Sidney Goldenzon

Como generalista e clínico de dor, com larga experiência em Home Care, atua desde 1993 no acompanhamento de pacientes crônicos em fase avançada, especialmente no suporte clínico a pacientes oncológicos, seja no consultório, em casa ou em ambiente hospitalar.

Suporte Clínico ao Paciente Crônico e Cuidado Paliativo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Cuidados Paliativos como uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e dos familiares que enfrentam doenças potencialmente fatais através da prevenção e alívio do sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

O Programa Goldenzon de Suporte Clínico e Controle de Sintomas busca a identificação e abordagem precoce das diversas fontes de sofrimento, parte primordial e o grande desafio enfrentado hoje no tratamento dos pacientes crônicos, com câncer ou não. Quanto mais precoce o envolvimento de um paliativista, melhor o prognóstico, a qualidade de vida e a alocação adequada dos recursos envolvidos.

Atuamos através de abordagem integrada entre nossa equipe e os médicos que já acompanham o paciente, com a visão de prestar serviços ao paciente e à sua família onde ele preferir, abrangendo todos os aspectos de sua saúde física e mental, bem como o bem estar de seus familiares.

 

Clínica de Dor

A dor é uma das experiências humanas mais universais e complexas, e a razão mais freqüente da procura por assistência médica. Na antiguidade, a dor era encarada como um estado emocional. Somente no século XVII, a concepção mudou radicalmente. Os nervos conduziriam ao cérebro cópias não corpóreas dos objetos percebidos. Os aspectos sensitivos passaram a ser dominantes e os aspectos emocionais foram considerados apenas “uma reação à dor”.

A dor é atualmente definida como uma experiência sensória e emocional desagradável associada à lesão tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tal lesão. A dor é sempre subjetiva (IASP) e deve ser sempre valorizada pelo profissional de saúde.

A Clínica de Dor é uma especialidade recente e é exercida por diversos especialistas de áreas afins, sendo a maioria formada por anestesistas e neurocirurgiões. O que difere o Clínico de Dor da maioria dos outros especialistas é, além do conhecimento específico de medicamentos e técnicas analgésicas, uma visão mais abrangente do paciente, que valoriza tanto aspectos físicos quanto emocionais e busca uma mudança comportamental que leve o paciente a alcançar o alívio do sofrimento e a recuperação de sua função em sua família e na sociedade.

Dr. Sidney Goldenzon

A experiência de mais de quase 30 anos no Hospital Municipal Miguel Couto e mais de 8000 anestesias para procedimentos histeroscópicos e odontológicos para a Dra. Denise Rizzo permitem que o Dr. Sidney Goldenzon possa se responsabilizar pelo conforto e segurança dos pacientes durante os procedimentos cirúrgicos dos quais participa.

O Medo da Anestesia

Muitos pacientes relatam ter mais medo da anestesia que da cirurgia. Costumo brincar com eles que isso é uma injustiça. O cirurgião corta, costura, fura e o medo é de quem tira a dor e dá conforto? Mas bricadeiras à parte, o medo da anestesia é um problema real e muitos pacientes chegam a adiar um tratamento necessário somente pelo receio de serem anestesiados. Esse medo está relacionado a três fatores principais:

Medo de perder o controle – É natural que todos desejemos manter nossa capacidade de reagir. Mas alguns procedimentos cirúrgicos só podem ser feitos sob uma condição de inconsciência. As técnicas atuais são extremamente seguras e o paciente fica monitorizado continuamente. O anestesista só faz um procedimento de cada vez e fica vigiando o seu paciente ininterruptamente até o procedimento terminar e ele recobrar a consciência.

Medo de complicações – Os acidentes anestésicos são muito raros. O desenvolvimento tecnológico aumentou muito a capacidade de monitorização e as drogas atualmente utilizadas são seguras. Anestesista é o médico treinado para lidar com pacientes saudáveis ou não, em todas as situações cirúrgicas.

Falta de relação médico-paciente – Ao contrário do cirurgião, o paciente raramente conhece seu anestesista antes do dia da cirurgia. É natural que isso não ajude a tranquilizar o paciente. Imaginar colocar sua vida nas mãos de um desconhecido é naturalmente preocupante.

COMO VENCER O MEDO DA ANESTESIA

O primeiro passo é a informação. Busque saber um pouco sobre o procedimento a que vai ser submetido. As melhores fontes são seu médico e fontes médicas oficiais. Evite fontes leigas, pois é difícil diferenciar informações confiáveis de pura desinformação.

Posso escolher meu anestesista? Não deve. O melhor anestesista é o anestesista escolhido pelo seu cirurgião. O anestesista é membro de uma equipe. Ele sabe como o cirurgião opera e usa as técnicas de acordo com essa experiência. Se você confia no cirurgião a ponto de deixar ele lhe operar, confie também que ele sabe o melhor anestesista para seu caso.

Faça contato com o anestesista. Você pode solicitar o contato ao cirurgião e conversar com o anestesista sobre seu caso e tirar suas dúvidas. Procure nunca esconder nada sobre sua condição de saúde e medicamentos que utiliza. Siga as instruções que ele vai lhe passar sobre o jejum e uso de medicamentos. Se o medo ainda for muito grande, você pode inclusive pedir um calmante para usar antes do procedimento.

"A verdadeira viagem do descobrimento consiste não em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos"
Marcel Proust

Fale Conosco

Localização

Nossos Horários

Copyright 2022 Goldenzon Assistência Médica | Todos os direitos reservados | Feito com 🤍 pela Audaz Brasil

plugins premium WordPress
× Atendimento via WhatsApp